quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Outubro 2009

LEITURAS REALIZADAS NA BIBLIOTECA DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES


Em nossa escola existe uma biblioteca, na qual é regida pela professora Nilva Pereira que seleciona e prepara materiais que possam facilitar e atrair os nossos leitores, de acordo com a faixa-etária e série dos alunos. Para meus alunos, a profª Nilva e eu, optamos por alguns estilos de leitura , então separamos livros que continham poemas, contos, crônicas, ainda novelas e gibis. Após a leitura realizada, os alunados produziram através do registro verbal na sala regular comentários, críticos e assimilações sobre a leitura realizada.


No inicio do ano, a concentração na leitura era delicada, não conseguíamos fazer uma produção de texto com clareza, sequencia e que o leitor compreendessem a mensagem que o alunado gostaria de transmitir. Mas, no decorrer do ano letivo com a variedade de leituras oferecidas, incentivo e indução foi acontecendo, aos poucos, e agora sentimos um bom retorno percebendo a segurança na escrita e satisfação em realizar os vários tipos de leitura, a qual transformou num prazer, o que era visto antes como algo para os alunados, tornou-se fonte de conhecimento, entretenimento e levou-os a prática cotidiana da leitura.














Local acolhedor que proporciona momentos de prazer e descontração para todas as idades.
Leiam alguns registros:
Analise do livro BATATA COZIDA, MINGAU DE CARA
“Eu entendi da poesia que mostra, que quando a pessoa plantou o figo verde, ninguém ajudou, depois que o figo madurou todos queriam provar, isso mostra que cada um de nós tem que ajudar o outro, mas a pessoa que plantou deu um pedaço para cada um.

“Ninguém ajudou plantar, mas o coração daquela pessoa é bom e essa poesia mostra que tem que ser uma pessoa honesta e carinhosa.”
Aluna: Débora B. Vieira

TEXTO: COBRAS EM COMPOTA
(CONTOS)
“ Cobra em compota é um conto de muita imaginação, é bom ler esse livro ele conta de uma menina com muita imaginação, ela era muito legal viajava pelo mundo da imaginação e imaginava muitas coisas.

No livro, a pessoa que ler vai encontrar histórias de travessuras, e de vilões, a pessoa que escreveu esse texto foi ANA CRISTINA ARAUJO AYER DE OLIVEIRA, ela viajou pelo mundo da imaginação da criança, ela descobriu uma história muito engraçada e legal. Nessa história a menina tinha medo de bicho papão, sendo que nem existe bicho papão, uma vez ela saiu correndo para chamar sua Irma porque dizia que o bicho papão estava dentro do guarda roupa mas elas ficaram com medo e não abriram o guarda roupa.

Essa “história é muito legal, eu acho que essa escritora tirou alguma coisa da vida dela para escrever esse livro.”
Aluna: Vitória de Paula
TEXTO: ENTRE AS JUNTURAS DOS OSSOS

(POESIAS)
“Nesse livro conta a história de poemas divertidos, outros de tristeza e assim sucessivamente. Vou contar do que eu entendi de algumas poesias, meninas que brincam de fazer o tempo longo, infância de um menino que perdeu a graça de brincar e tinha farturas de brinquedos, até o fundo eu cavoucava, cutucava troncos e assim eu ia, tormenta que o mar fica furioso, os pássaros que combinam com outras coisas,pássaros de fogo puxão os pássaros da chuva, e assim por diante.

Bom são poesias muito boas e que fazem a gente pensar sobre a nossa infância e nosso futuro.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário